FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

sábado, 13 de outubro de 2012

Questionário: Aristóteles tinha o pensamento de que a alma do homem é o principio da vida


1)        Explique com suas palavras a diferença entre o pensamento de Aristóteles e o de Platão quando o assunto é sobre a alma do homem.
Aristóteles tinha o pensamento de que a alma do homem é o principio da vida. Pois a vida segundo ele é a alimentação, o crescimento, o desgaste de um ser humano. É que a vida está na matéria animada, ou seja, corpo mais alma igual a ser vivo. E ele também afirmava que há três almas, a vegetativa, a sensitiva e a intelectiva, o que justamente esta alma intelectiva é que gera a ideia universal, o pensamento.
Já Platão discordava de Aristóteles, pois segundo ele o homem compõe-se de alma e corpo, porem funciona mais como se fosse um obstáculo para a liberdade da alma, é que a alma racional é livre, espiritual e imortal. E segundo Platão temos três almas; a racional, a irascível a apetitiva.
A primeira sobressai nos filósofos: a sua virtude principal é a sabedoria, pois seu oficio próprio governar, a segunda é a dos guerreiros tendo como função a defesa da pátria e a terceira destaca-se nos operários, ou seja, o trabalho. E tendo assim ele afirmava que a virtude que deve ser comum às três classes é a justiça.

2)        Como Tomaz de Aquino conseguiu provar a existência de Deus.
Ele é demonstrado através das cinco famosas prosas: movimento causa incausada, contingência das criaturas, grau de perfeição das criaturas, ordem do universo.
Tem o ser como finito, cuja existência depende da vontade infinita de Deus que, na sua bondade, decidiu criar todas as coisas. A existência é dada livremente por Deus.

3)        Pesquise sobre a teoria de Montesquieu denominada de “espírito das leis”.
É o conceito sobre as diversas formas de governo, a famosa teoria da tripartição das funções do poder e por ter revelado que as determinadas populações intervém diretamente na essência das normas jurídicas.
Na obra denominada “espírito das Leis” a qual adveio como uma solução aos problemas encontrados na constituição norte-americana. Possibilitando criar um sistema de freios e contrapesos, reprimindo qualquer tipo de abuso por parte dos poderes.
Palavra-chave: federalismo, separação de poderes, republica teoria de Montesquieu. Servindo de apoio para construção da independência dos poderes: executivo, legislativo e o judiciário.
Surgiu em 1748 a obra espírito das leis obra vista como revolucionaria para a época. Consisti em o fato de o pode deter o próprio poder evitando abuso de autoridade.
Teoria Hobbesiana sobre o Homem natural
4)    Faça uma redação explicando a teoria Hobbesiana sobre o homem natural.
Na Teoria Hobbesiana relata-se que, o homem natural não e como um ser selvagem mais como o mesmo que e capaz de viver em sociedade.
Melhor dizendo, a natureza do homem não muda conforme o tempo, a história ou a vida social.
 Hobbes afirma que o homem e mal por natureza, de modo que aumente pela presença do Estado o homem pode viver em sociedade, se não ouvir o estado seria a guerra de todos contra todos.
Portanto é natural que o homem aspire obter gloria, porque está lhe proporciona prazer, os homens entram frequentemente em atrito uns com os outros sem saber o que se passa na mente do outro e com o intuito de preservar a si mesmo e seus direitos, o homem concebe uma imagem ameaçadora do outro o homem vive assim em constante pavor de ser atacado por outro, isto é, vive em função de um medo espectador.
Todos os homens fazem o homem um lado do próprio homem.
Segundo Hobbes na natureza do homem encontra se três causas principais de discórdia, a primeira competição, a segunda desconfiança e a terceira gloria. A primeira leva os homens a atacar os outros tento em vista o lucro, a segunda a segurança e a terceira a reputação.
Hobbes entinta-se desfazer a concepção do Estado enquanto elemento solucionador de todos os conflitos aponta para um Estado centralizador e opressor que não atente as expectativas sócias; e, por conseguinte, não se prestará a reduzir os conflitos e desigualdades que assolam a realidade contemporânea, o Estado se volta aos interesses das classes privilegiadas, nas medidas em que se prestam a favorecer a manutenção do poder.
Hobbes aponta para o Estado como um único instrumento de poder visível, idôneo a promover um ambiente de ordenação e equilíbrio ainda que por temor aos castigos que podem ser infligidos aos desertores da lei e da ordem.
Portanto o homem não conseguiu viver em sociedade, sem atritos se não tiver a intervenção de um poder maior que é o estado, para colocar ordem no ser humano.

5)   Segundo Marx existe uma super estrutura que trabalha contra o proletariado. Explique.
Segundo Marx, as classes se reduzem a duas: que é o proprietários e os trabalhares; mais ele não previu o surgimento de uma chamada classe media forte. Por isso o sistema de valores que foi criado por esse sistema produziu um grau maior de distanciamento. E o que Marx entendia por valores não corresponde ao sentido contemporâneo comum da palavra, que confunde valores com ética e moralidade.
No capitalismo, o preço de bens e serviços, assim como o custo do trabalho, é determinado pelas leis de mercado de oferta e demanda, pois quantos maior  for a força de trabalho, mais barato será o custo do trabalho, com isso, permiti que os produtos sejam vendidos a preços mais alto resultados em lucro. Pois esse lucro adquirido vai para o proprietário e Marx chama de valor excedente.
Marx disse que a condições dos trabalhadores nas sociedades capitalistas se tornaria cada vez pior, pois os pobres seriam mais pobres e os ricos ficariam mais ricos, até que as maiorias se revoltassem e tomassem posse dos meios de produção no qual Marx errou ao falar isso que o rico poderia ficar mais ricos apenas as custas do pobre, pois tudo isso é mito.
Nenhum outro sistema econômico tem sido tão eficiente como o capitalismo para subir o padrão de vida humano.

0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.