FAÇA SUA DOAÇAO AO BLOG

Adicione seu e-mail e você receberá nossas DICAS E TRABALHOS no seu e-mail:

Você receberá um Email, Clique no link para Confirmar.Portal Mais Professores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ABORDAGEM PIAGETIANA


A ABORDAGEM PIAGETIANA
RESUMO
O pensamento de Jean Piaget, era voltado para o modo peculiar que a criança tem de pensar sobre as coisas e de estabelecer relações entre elas. Porém, sempre que a criança se diverte ou fala algo, se observa novos pensamentos e novos comportamentos dessa criança, as atitudes são diferenciadas uma das outras, a forma de agir diante de novos contatos com o mundo. Para Piaget, a genética que refere-seà busca das origens e dos processos de formação do pensamento e do conhecimento e a psicologia genética.
A infância é considerada como um período particular do processo de formação do pensamento, que só se completa na idade adulta. Durante esse período, que começa desde a infância até chegar a fase adulta é necessário que tenha uma observação prévia do desenvolvimento e do conhecimento que o individuo adquire durante todo esse tempo de vida. Já na fase, adulta o comportamento do ser humano é voltado para experiência e conduta de vida social.
O individuo, ao agir no seu ambiente incorpora a si elementos que pertencem ao ambiente. Piaget, chama esse processo de incorporação de assimilação, as coisas e os fatos do meio são inseridos em um sistema de relações e adquirem significação para o individuo. As necessidades impostas pelo meio em que vive, são incorporadas de acordo com a cultura de cada individuo. Isso acontece, através da transformação do seu próprio conhecimento, que por sua vez, depende muito da maneira de como esse individuo é relacionado no seu ambiente natural, quais as dificuldades encontradas, as necessidades de se relacionar com os outros e assim, por diante. Portanto, ao nascer à criança, é dotada de reflexos que são reações automáticas desencadeadas por certos estímulos. Sempre que acontecer uma ação, que permita reconhecê-la e diferenciá-la de outras ações, independentemente do objeto a que se aplica. É por meio dos esquemas de ação que a criança começa a conhecer a realidade, assimilando-a e atribuindo-lhe significações. A organização do meio real, por meio da ação, marca o inicio do desenvolvimento cognitivo da criança.
O desenvolvimento cognitivo da criança é como um processo de equilibrações sucessivas que se inicia a partir dos reflexos que gradualmente se transforma em esquemas de ação. Normalmente esses processos são de níveis, marcados pelo funcionamento dos reflexos dando assim, uma capacidade de organização motora dos fenômenos do meio, isso com, a idade de aproximadamente de 2 anos. Quando acontece isso, a criança repete seus atos, devido a seus efeitos interessantes, que ganham intencionalidade.
Quando as reações atribuídas ao desenvolvimento da criança acontece, possibilitam funções simbólicas do mecanismo como, jogos, imitação, imagens interiores simbolização, fazendo com que, a criança reproduz, ou imita, utilizando gestos, o comportamento e os sons de um modelo ausente, representado-o de alguma forma simbólica no seu meio natural.
Na adolescência o individuo se torna capaz de pensar abstratamente, refletindo sobre situações de uma maneira logica, diante do pensamento sobre possiblidades, sobre acontecimentos futuros, sobre conceitos abstratos apresenta-se cada vez mais articulado. Tornando, assim, o adolescente capaz de pensar sobre o seu próprio pensamento, ficando cada vez mais consciente das operações mentais que realiza ou que pode ou deve realizar diante dos mais variados problemas, existente no cotidiano do individuo.
Palavras-Chaves
·                    Pensamento
·                    Cotidiano
·                    Processo
·                    Organização
·                    Estímulos





0 comentários:

Postar um comentário

Ser professor é ter o nobre ofício de exercer a arte de ensinar.